quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como e Quando?


Muitos amantes da astronomia se deparam com essa pergunta: Enfim, como eu poderia aprender mais sobre astronomia? A resposta mais correta que encontrei até agora é, se caso no presente momento for noite, agora mesmo! Como? Simplesmente mentendo a cara na janela!!! Já foi lá? Ok... eu te espero!
Agora que tu já voltaste de sua janela já podemos continuar... Por mais estúpida que pareça minha última frase, astronomia se apreende assim mesmo! Lembre-se, o olho humano ainda é melhor que qualquer aparato óptico já inventado! E de mais a mais, tu podes agora estar bem sentado atrás de um super telescópio e de nada isso lhe adiantaria se tu não souberes como te orientar. Já sabes como estimar o norte real e o celeste? Identificar as principais constelações? Distinguir estrelas de planetas? Saber localizar astros importantes(aqui em Porto Alegre alguns deles são: Rigel Centaurus, Sirius, Antares ou Aldebaran) de pronto em não mais que uma olhada para o espaço? Ou identificar os limites de seu horizonte? Caso ainda não domine esses por menores, acredite, você apreenderá mais andando por seu quintal pela noite com um simples bloco de notas do que apontando suas lentes aos astros a esmo. Se ainda não dominas essas técnicas, não te preocupes, logo mais veremos um método eficiente de determinar cada uma delas. Então por enquanto faça o que eu lhe digo:
Não subestime essas premissas elementares! Ao estudá-las terás a chance de perceber onde é o nascente e o poente de um lócus, evitando assim a luminosidade parasita nestas horas, assim como perceberás que tudo se move na abóboda celeste e que nem sempre na mesma direção... Por hora tenhas em mente que Gregos, Egípcios e Maias antigos nunca chegaram perto de uma singela luneta vendida em supre-mercado, contudo, entendiam mais de astronomia que muito metido a sabichão, que fica pagando onda de gatão com o telescópio da hora.
Não sei qual é o local, ou em que mês, tu estás lendo esse post; contudo arrisco agora lhe propor um exercício bem simples de iniciação a astronomia! Existem algumas constelações que são bastante fácies de localizar. Quando chegar a noite, além de marcar onde fica o acaso, tente localizar algumas delas:(com o software que lhe envio hoje tu já poderá obter os dados de horário o declividade precisos assim como ter uma carta celeste relativamente confiável) Se for verão e tu estiveres no RS tente encontrar Orion, para o gaucho tal coisa é bem trivial: localize as Três Marias, está aí o cinturão do caçador, então é só mais um exercício de imaginação para completar a figura. Se for meia estação procure pelo Cruzerio do Sul. Tem algum truque nisso, existem conformações estrelares bem parecidas com ele no espaço, mas com o software que lhes passo no final deste post essa tarefa ficará muito mais exeqüível. Por fim, se for inverno tente encontrar o Escorpião. Essa constelação tem a peculiaridade de ter sempre sido nominada da mesma forma por qualquer civilização que se deu o trabalho de nominar grupos estrelares aparentes(mais tarde explico o porque do aparente). Provando, assim mais uma vez, que a figura mental é bem fundamentada. Também essa última constelação está representada na imagem do post... :)
Enfim, está aí o link para baixar esse primeiro software. Ele é livre e de boa qualidade, ou seja, você não paga nada por isso e tens algo tão bom ou melhor que os softwares pagos. Caso você tenha um desse celular com GPS que geolocaliza, também tem uma versão deste mesmo software para tal. Isso é bastante útil em campo, eu mesmo uso um destes em meu iPhone.

http://www.stellarium.org/

Sem mais delongas, forte abraço para todos e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário