quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por que olhar para o céu?


Afinal, e por que perder tempo olhando as estrelas... Penso que o espaço, na maioria das culturas representa a figuração do desconhecido, o limite entre os homens e os deuses ou por vezes até mesmo um oráculo infalível. Acredito que mesmo os primeiros seres humanos que tomavam consciência de si e de seu entorno observava os astros com curiosidade. Talvez também por isso a astronomia seja possivelmente a mais antiga das ciências. Exemplos de predições astronômicas já regiam os antigos egípcios; eles bem sabiam que quando Canis expulsava o Escorpião e o Caçador aparecia na esfera celeste era tempo de iniciar a construção das barragens, pois a cheia do Nilo se aproximava. Não só na agricultura a astronomia de posição marcou sua utilidade entre os antigos, assim como muitas civilizações primitivas, os Maias usavam o ciclo de Venus para marcar a passagem do tempo, criando assim o sombrio calendário Maia(e me permitindo a digressão, acredito que uma boa desculpa para o fim de tal foi que algum Sacerdote Maia um dia pensou: Buenas, até aqui eu calculei; a partir de 2012 eles já devem ter inventado algum tipo de relógio atômico... =D). Assim como o temerário Árabe que usava as estrelas para que suas caravanas atravessassem o deserto; o forte marinheiro Grego orientava suas precárias embarcações no mediterrâneo, lição que pelo visto não foi tão bem aprendida assim pelo bravo Ulisses...
Contudo, tais coisas estão presas em um fractal de tempo passado, por tanto ainda não respondendo a pergunta inicial... Tenho por mim que hoje, mais uma vez, o espaço representa nossos limites. Assim como para o antigo navegador o oceano lhe valia, o próximo passo, e as maiores recompensas e os mais assumidos riscos! Entretanto, esse blog não têm maiores ambições que mais que uma muito breve iniciação a astronomia, uma instantâneo vislumbre de uma ciência que transpassa facilmente os meios deste... De tal forma, que como já foi dito antes, lhes convido agora para “arranhar a superfície de uma ciência” magnífica!

Um comentário:

  1. Que legal que tu voltou a dedicar uma parte do teu tempo pra um assunto que te interessa tanto, Círio. Tenho certeza que eu vou aprender bastante lendo o blog!
    Abraços,
    Natalia

    ResponderExcluir